Instruções aos Autores
Os textos submetidos à revista População e Sociedade têm de obedecer às normas abaixo descritas. A publicação de todos os artigos está sujeita a uma avaliação prévia, em regime de duplo anonimato, por dois avaliadores (double-blind peer review). Mediante parecer positivo de ambos os revisores, o manuscrito será considerado para publicação. Nos casos em que um ou mais revisores tornem a sua aceitação condicional a alterações (mínimas ou significativas) ao texto, a aceitação do manuscrito fica dependente destas serem realizadas no prazo estipulado pelo editor. No caso de um parecer ser favorável e outro negativo, o texto será enviado a um terceiro revisor. De forma a garantir o anonimato do processo de revisão, a identificação da autoria do artigo tem de ser totalmente removida do arquivo e da opção “Propriedades” no ficheiro Word. Deve ainda ser retirada qualquer outra informação que remeta para a autoria do artigo, nomeadamente as referências a trabalhos anteriores do mesmo autor. Os autores dos manuscritos aceites terão a oportunidade de aprovar as provas tipográficas antes da publicação final.
- A revista População e Sociedade aceita artigos inéditos que podem ser apresentados em português e inglês (preferencialmente), mas também em castelhano, francês e italiano. Os artigos em português devem observar o novo acordo ortográfico.
- Cada artigo deve ser acompanhado do título em inglês, de dois resumos, um na língua original e outro em inglês, entre 800 a 1000 caracteres (espaços incluídos) cada um, e de cinco palavras-chave (na língua original e em inglês).
- Cada artigo deve ser ainda acompanhado da identificação do autor (nome; afiliação institucional – Universidade/Faculdade/Departamento –; número de registo do ORCID; endereço institucional para correspondência e e-mail). Quando um autor é afiliado em mais do que uma instituição, cada afiliação deve ser identificada separadamente. Quando dois ou mais autores estão afiliados na mesma instituição, a identificação é feita uma única vez. Quando o autor não tem afiliação institucional, indica-se que se trata de um investigador autónomo, incluindo-se, porém, os demais elementos da localização geográfica.
- Sendo uma revista com arbitragem científica, a publicação dos trabalhos, após apreciação da sua Direção, está dependente dos pareceres de dois especialistas externos e/ou internos.
- Cada artigo deverá ter a dimensão máxima de 60 000 caracteres (espaços incluídos), espaçamento de 1,5; letra Times New Roman; corpo 12; margens 2,5 (superior e inferior) e 3 (esquerda e direita).
- Os quadros e gráficos devem ser elaborados em formato Microsoft Word e Excel, respetivamente, e não em formato de imagem. Devem ser enviados em ficheiros separados do texto, embora este deva conter a indicação do local da sua inserção.
- Os mapas e ilustrações devem ser enviados em formato de imagem (tiff, jpeg, com 300 dpis) em ficheiros separados do texto, embora este deva conter a indicação do local da sua inserção.
- Os quadros, gráficos, mapas e ilustrações devem estar identificados por ordem numérica (Exemplos: Gráfico n.º 1; Mapa n.º 3) seguidos de travessão e do título dos mesmos. Por baixo deve ser indicada a fonte em letra corpo 10.
- Quando as citações são superiores a três linhas de texto devem ser apresentadas sob a forma de citação recuada (letra corpo 11), entrada de 2,5 cm do resto do texto, com uma linha de espaçamento antes e depois da mesma.
- As referências bibliográficas devem ser feitas no texto (ver critérios de citação documental).
- As notas de rodapé devem reduzir-se ao essencial, ser identificadas por ordem numérica e não ultrapassar cinco linhas cada.
- As opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos autores.
- Quaisquer imagens reproduzidas nos artigos são da responsabilidade do autor que deverá assegurar previamente a devida autorização.
- O artigo deverá ser enviado para o endereço eletrónico revista@cepese.pt.
Critérios de citação documental e bibliográfica
Visando a uniformidade nos princípios de citação documental e bibliográfica, deverão ser seguidos pelos autores os critérios APA (6th edition).
- As citações de documentos deverão ser integradas no texto, colocando-se as mais longas em nota de rodapé.
- As referências de autores e obras (monografias e artigos de publicações periódicas ou de obras coletivas) deverão ser integradas no texto (apelido do autor, ano de publicação da obra, a(s) página(s) a que a citação se reporta) [e.g. Santos, 2006, p. 75-76].
- Se houver menções a mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, elas serão identificadas por uma letra minúscula (a, b, c…) a seguir à data [e.g. Santos, 2009a, p. 35; Santos, 2009b, p. 76-77].
- Quando há dois autores, os seus apelidos devem estar separados por & [e.g. Santos & Cruz, 2010, p. 65].
- Quando o número de autores estiver entre três e cinco, deve indicar-se na primeira vez os seus apelidos seguidos do ano de publicação e página(s), e nas vezes seguintes só o apelido do primeiro autor seguido de et al. e da data de publicação e página(s) [e.g. Santos, Cruz & Lousada, 2006, p. 104 – primeira vez que se cita; Santos et al., 2006, p. 104 – citações posteriores].
- Quando o mesmo autor tem várias obras citadas de anos diferentes, deve colocar-se o apelido do autor, seguido dos anos dessas publicações [e.g. Santos, 2006, 2009a, 2009b].
Exemplos de organização das referências bibliográficas (no final do artigo):
Livros
Sousa, Fernando de. (2006a). A Real Companhia Velha. Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (1756-2006). Porto, Portugal: CEPESE.
Sousa, Fernando de. (2006b). História da Indústria das Sedas em Trás-os-Montes. Porto, Portugal: Edições Afrontamento.
Capítulo de livro
Menezes, Lená Medeiros de. (2006). Os processos de expulsão como fontes para a História da Imigração Portuguesa no Rio de Janeiro (1907-1930), in Isménia Lima Martins & Fernando de Sousa (Orgs.), Portugueses no Brasil: migrantes em dois atos (pp. 86-117). Niterói, RJ, Brasil: Muiraquitã.
Artigos em publicações periódicas
Williams, Andrew. (2004). The state after the new world order: liberal dreams and harsh realities. População e Sociedade, 11, 27-42.
Cheung, J. M. Y., Bartlett, D. J., Armour, C. L., Laba, T. L., & Saini, B. (2018). To drug or not to drug: A qualitative study of patients’ decision-making processes for managing insomnia. Behavioral Sleep Medicine, 16(1), 1-26. doi:10.1080/15402002.2016.1163702
Artigos online
Wright, Robert E. (2000). Women and Finance in the Early National U. S. Essays in History, 42, 654-672. Disponível em http://etext.virginia.edu/journals/EH/EH42/Wright42.html [consult. 15 de abr. 2009]