O Inquérito Parlamentar de 1885 e o discurso sobre a emigração
- 2011
- 14 páginas
Após o Congresso de Berlim, reacendeu-se o debate parlamentar em torno da emigração, que parecia imparável, e em crescendo, sobretudo para o Brasil. Foram então adiantadas propostas/ sugestões que visavam encontrar a forma de a encaminhar para as colónias portuguesas, mas que se revelaram pouco consistentes.
Em Julho de 1885, o Parlamento aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar que teve como função a elaboração de um inquérito destinado ao estudo da emigração portuguesa e que foi enviado às autoridades dos concelhos do nosso país.
Apesar de nem todos os concelhos terem respondido ao questionário, alguns dos resultados obtidos nos depoimentos mereceram a nossa atenção, pois que, embora não sendo perfeitos, resultaram do parecer de autoridades que, em alguns casos, chamaram a atenção para situações muito graves tais como, o engajamento, o papel dos agentes da emigração e a fuga ao serviço militar, para além de nos traçarem um quadro do estado de desenvolvimento económico, social e cultural de algumas regiões do país.
As intervenções de alguns deputados no Parlamento, mormente as de Oliveira Martins, por darem relevo aos resultados do inquérito e ao trabalho desenvolvido pela Comissão, serão também tratadas neste trabalho.