CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Ordens militares: crónicas e cronistas

O objectivo deste projecto foi a edição de obras de Frei Jerónimo Román sobre Ordens Militares Portuguesas, caso da "Historia da Ínclita Cavalaria de Cristo na Coroa dos Reinos de Portugal", entre outras.

O objectivo deste projecto foi a edição das obras de Frei Jerónimo Román sobre as Ordens Militares Portuguesas, nomeadamente:  

  • Historia da Ínclita Cavalaria de Cristo na Coroa dos Reinos de Portugal
  • Historia da Ordem de Avis
  • Historia da Ínclita Cavalaria de Santiago na Coroa de Portugal

 

Autor espanhol do século XVI, era frade da Ordem de Santo Agostinho e terá permanecido em Portugal, durante alguns anos, nomeadamente na década de sessenta e, mais tarde, na década de oitenta, quando da aclamação de Filipe II como rei de Portugal nas Cortes de Tomar. Residiu no Convento da Graça em Lisboa, sede da Ordem em que professou.
O facto de ter vivido em Portugal permitiu-lhe ter um conhecimento mais aprofundado da história nacional, bem como das fontes sobre as quais mais tarde iria redigir textos fundamentais para a compreensão da história das milícias portuguesas, já referidas. Homem com uma grande obra reconhecida, onde, aliás, e para além da especificidade das três crónicas acima mencionadas, escreve, também, outras obras de carácter mais geral onde, no entanto, não faltam referências às Ordens Militares, como é o caso da monumental "Republicas del Mundo".