CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Artistas e Artífices do Norte de Portugal (Séculos XII-XX)

Este projecto, apoiado pela FCT, criou um banco de dados onde constem os artistas e artífices naturais do Norte de Portugal, que tenham exercido a sua actividade nesta região, e noutras áreas do Mundo Português.

No actual panorama da historiografia da arte portuguesa, os inventários de artistas e artífices são escassos, e os existentes lacunares. O contributo significativo das teses de mestrado e de doutoramento, na especialidade de História da Arte, apresentadas e defendidas na Faculdade de Letras do Porto, a partir de 1987, ainda que tenha solucionado algumas questões, não é suficiente nesta área.

O projecto intitulado Artistas e Artífices no Norte de Portugal (Séculos XII-XX) pretendeu dar continuidade a esta pesquisa, sistematizando-a e enriquecendo-a com o levantamento de novos dados. O âmbito geográfico do presente projecto foi a região Norte, definida pelas bacias hidrográficas do Minho e do Douro. Área privilegiada de investigação desta equipa, o Norte foi, por outro lado, pela antiguidade de ocupação, pela densidade populacional e pela importância do seu fluxo emigratório, uma das zonas a necessitar de um maior investimento a nível de pesquisa.

A equipa de investigação altamente qualificada (catorze doutores, doze mestres e seis doutores brasileiros), fez um levantamento exaustivo, documental e bibliográfico, dos artistas e artífices que exerceram a sua actividade entre os séculos XII e XX, no Norte de Portugal. A importância do legado artístico da área em estudo e o volume e diversidade de mão-de-obra e saber-fazer desta região, assim como a mobilidade interna e externa, no contexto geográfico do mundo português (com particular incidência no Brasil), exigem um levantamento dos diversos intervenientes e da respectiva actividade artística.

Este projecto, resultou assim num inventário que será um contributo basilar para um melhor conhecimento da realidade artística portuguesa, e asserção de um gosto com características próprias, que se vai afirmando idiossincraticamente ao longo do tempo.

Este projecto deu origem à base de dados Artistas e Artífices no Norte de Portugal, que se encontra disponível em http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/artistas/artistas/mainpage.

Coordenadora - Natália Marinho Ferreira-Alves