A talha da fase final do Barroco e a escola regional do Alto-Minho. O caso da Ordem Terceira de Ponte de Limahttps://digigov.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-franciscanos-no-mundo-portugues-iii-o-legado-franciscano/a-talha-da-fase-final-do-barroco-e-a-escola-regional-do-alto-minho-o-caso-da-ordem-terceira-de-ponte-de-limahttps://digigov.cepese.pt/portal/@@site-logo/CEPESE+home.png
A talha da fase final do Barroco e a escola regional do Alto-Minho. O caso da Ordem Terceira de Ponte de Lima
Na fase final do Barroco, por todo o território do Alto-Minho, as igrejas paroquiais e conventuais e as capelas das casas nobres, são decoradas com retábulos de talha rococó, considerados pelas suas características tipológicas, como espécimes de uma escola regional, cuja origem e desenvolvimento se desconhecia. Esta problemática, à luz de investigações recentes, assume contornos mais definidos permitindo com substantiva segurança, vincular este conjunto de equipamentos retabulares à escola de talha bracarense. Artistas de topo das oficinas de Braga concebem e executam estas obras e os mestres autóctones são fortemente inspirados por aquelas.
Por outro lado foi possível, analisando as obras documentadas, determinar que a primeira manifestação deste gosto tem lugar na igreja da Ordem Terceira de Ponte de Lima. A capilaridade desta nova estética, muito notada no Alto-Minho, deve ser igualmente medida pela forte adesão dos encomendantes a esta expressão artística.
Talha; Alto-Minho; Rococó; Braga; Ordem Terceira de Ponte de Lima
No image
22 páginas
01-01-2013
2013
Os autores dos manuscritos submetidos a publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) ao CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do trabalho em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para o CEPESE ceder o conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades, sem fins comerciais. Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas igualmente sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.
Allows users to subscribe to feeds of search results