Lançamento da revista "População e Sociedade", n.º 37
A Escola vem sendo não apenas definida, mas legitimada, como o lugar do ensino ou, como referem algumas teorias mais recentes, da aprendizagem. Os empregadores querem ver profissionais emergentes que entendam como tomar decisões difíceis, que tenham facilidade de adaptação à mudança e que demostrem sentido de liderança. Num esforço para preparar os estudantes para as suas futuras carreiras, as escolas devem estar na vanguarda do conhecimento científico para os ensinar e ajudar a desenvolver essas competências. Nas escolas e nas universidades, a promoção de ambientes virtuais de aprendizagem é cada vez mais comum, dispondo os alunos da possibilidade de se relacionarem, trocando informações e experiências. Aos professores é igualmente concedida a oportunidade de realizar trabalhos de grupo, debates, fóruns, entre outras formas de tornar a aprendizagem mais atrativa. A gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo. Assim, os artigos do dossier versam sobre várias destas dimensões. A secção Varia apresenta um artigo sobre a política seguida pelos Estados Unidos para África desde a II Guerra Mundial até ao início da década de 1960.