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A tratadística italiana e francesa: a confluência de influências na obra de um artista português do século XVIII

Eva Sofia Trindade Dias
2012
28 páginas

A partir do século XVI, Portugal foi um dos países que absorveu uma quantidade significativa da produção dos principais centros europeus de edição. Com a internacionalização do gosto instaurado na corte de D. João V, no século XVIII, essa ação intensificou-se, conduzindo ao enriquecimento das coleções de informação veiculada pelo livro e pela estampa. Algumas destas fontes aportaram aos núcleos monásticos beneditinos do Entre Douro e Minho, pontos de passagem de frei José Vilaça, figura notável no panorama artístico bracarense. A sua biblioteca pessoal constitui um testemunho excecional, onde constam exemplares da tratadística italiana e francesa do início do século XVIII, fundamentais para a formação e informação do monge artista. Este soube interpretar as linguagens artísticas distintas, cruzá-las e plasmá-las de forma magistral nas obras criadas, evidenciando a excelência do seu génio criativo.


Palavras-chave: cultura artística; tratadística; congregação de S. Bento de Portugal; frei José Vilaça; arte da época moderna