Competitividade intrarregional no Norte de Portugal
- 2016
- 18 páginas
O objetivo principal do presente estudo assentou em caracterizar e avaliar a competitividade turística dos oito destinos turísticos da Região Norte de Portugal, nomeadamente, Minho-Lima, Cávado, Ave, Grande Porto, Tâmega, Entre Douro e Vouga, Douro, Alto Trás-os-Montes, tendo por base o TOP 6 dos principais mercados emissores. Estes mercados consideram-se prioritários e estratégicos para o desenvolvimento do sector do turismo na região em análise. Assim, para dar resposta ao principal objetivo do estudo foram utilizados, numa primeira análise, indicadores de competitividade que permitiram caracterizar o setor turístico, e numa segunda análise, para avaliar a competitividade dos destinos turísticos aplicou-se um instrumento de análise designado por análise de quotas de mercado, proposto por Faulkner em 19974. O horizonte temporal em estudo centrou-se no período de 2009 a 2012.
Pelos resultados obtidos, para o período de 2009 a 2012, pode concluir-se que de uma maneira geral, a dinâmica da procura e da oferta turística dos oito destinos turísticos em análise acompanham a tendência da Região Norte. Os destinos turísticos apresentaram desempenhos relativos distintos entre si para os diferentes mercados emissores.- Palavras-chave: competitividade intrarregional; análise de quotas de mercado; destinos turísticos; Norte de Portugal; mercados emissores