João Lopes da Cruz, system builder da Linha de Bragança
- 2016
- 21 páginas
No dealbar do século XX, Bragança estava desligada da rede ferroviária nacional. O lobbying de alguns influentes brigantinos e a ação dos governos desde 1899 levaram à abertura do concurso para o prolongamento da linha do Tua até àquela cidade. No entanto, parecia não haver interessados em concorrer. É então que surge João Lopes da Cruz, um desconhecido no panorama ferroviário de então, emigrante de retorno do Brasil e apenas com experiência a nível da construção de estradas. Neste artigo, procuraremos descortinar as razões que levaram este homem a concorrer à empreitada e as consequências decorrentes dessa decisão. Usaremos o método biográfico para acompanhar o seu percurso e carreira e também para determinar a persona do empreiteiro de obras públicas nacional, comparando-a com as características de outros empreiteiros ferroviários, sobretudo ingleses.
- Palavras-chave: caminhos-de-ferro, empreiteiros, Bragança, Tua, Brasil