População e Sociedade n.º 37
Diogo Ferreira (diretora)
- Junho 2022
Dossier Temático
Tendências Emergentes nos Sistemas Educativos – Oportunidades e DesafiosCoordenação
Maria da Conceição Marques
A escola vem sendo não apenas definida, mas legitimada, como o lugar do ensino ou, como referem algumas teorias mais recentes, da aprendizagem. Atualmente, no local de trabalho, exige-se aos trabalhadores competências importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisões, comunicação de informação e comunicação interpessoal, uso das novas tecnologias para otimizar processos, disponibilidade para trabalhar em equipa, gestão de pessoas e criatividade. Os empregadores querem ver profissionais emergentes que entendam como tomar decisões difíceis, que tenham facilidade de adaptação à mudança e que demostrem sentido de liderança. Num esforço para preparar os estudantes para as suas futuras carreiras, as escolas devem estar na vanguarda do conhecimento científico para os ensinar e ajudar a desenvolver essas competências.
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que promovem um novo paradigma de sociedade, sustentada na informação e no conhecimento, aumentaram as exigências de qualificação profissional e académica e representam também um avanço na educação à distância (e-learning e blend-learning). Nas escolas e nas universidades, a promoção de ambientes virtuais de aprendizagem é cada vez mais comum, dispondo os alunos da possibilidade de se relacionarem, trocando informações e experiências. Aos professores é igualmente concedida a oportunidade de realizar trabalhos de grupo, debates, fóruns, entre outras formas de tornar a aprendizagem mais atrativa. A gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.
Entretanto, novos avanços começaram a substituir a inteligência humana. Muitos educadores acreditam que as práticas tradicionais de ensino, quer na escola, quer na academia, serão completamente reconfiguradas nos próximos anos, pois as tecnologias assumirão o papel de recursos promotores do desenvolvimento de competências de comunicação, colaboração e criatividade.
É neste contexto que foi organizado este dossier temático, com os artigos a versarem sobre várias das dimensões que se situam no âmbito da “Tendências Emergentes nos Sistemas Educativos – Oportunidades e Desafios”.
A secção Varia apresenta um artigo sobre a política seguida pelos Estados Unidos para África desde a II Guerra Mundial até ao início da década de 1960.