Entre o local e o global: a Pandemia da Covid-19 sob a ótica da História do Tempo Presente no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Brasil)
Ancorado na perspectiva da História do Tempo Presente e no seu processo dialético com a História
Global, este artigo discute os impactos ocasionados pela Pandemia da Covid-19 no Programa de Pós-Graduação em História, vinculado à Universidade Federal do Paraná. Para a viabilidade da pesquisa, foi considerado o período de março de 2020 a setembro de 2021. Como fonte, a equipe privilegiou informações coletadas através de formulários elaborados para este estudo, aplicados de maneira remota com docentes, discentes e técnicos administrativos do programa, totalizando 120 respondentes. As questões contemplaram aspectos relacionados à vida pessoal, saúde mental, vida acadêmica e acesso a recursos tecnológicos desses grupos, buscando compreender as dificuldades e adaptações realizadas no cotidiano. Dentre os autores que nortearam esta proposta de investigação do ponto de vista teórico-metodológico, estão François Dosse, Marieta de Moraes Ferreira, Eric Hobsbawm e Boaventura de Sousa Santos.
https://digigov.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/numero-atual-1/populacao-e-sociedade-n-o-36/entre-o-local-e-o-global-a-pandemia-da-covid-19-sob-a-otica-da-historia-do-tempo-presente-no-programa-de-pos-graduacao-em-historia-da-universidade-federal-do-parana-ufpr-brasil
https://digigov.cepese.pt/portal/@@site-logo/CEPESE+home.png
Entre o local e o global: a Pandemia da Covid-19 sob a ótica da História do Tempo Presente no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Brasil)
Ancorado na perspectiva da História do Tempo Presente e no seu processo dialético com a História
Global, este artigo discute os impactos ocasionados pela Pandemia da Covid-19 no Programa de Pós-Graduação em História, vinculado à Universidade Federal do Paraná. Para a viabilidade da pesquisa, foi considerado o período de março de 2020 a setembro de 2021. Como fonte, a equipe privilegiou informações coletadas através de formulários elaborados para este estudo, aplicados de maneira remota com docentes, discentes e técnicos administrativos do programa, totalizando 120 respondentes. As questões contemplaram aspectos relacionados à vida pessoal, saúde mental, vida acadêmica e acesso a recursos tecnológicos desses grupos, buscando compreender as dificuldades e adaptações realizadas no cotidiano. Dentre os autores que nortearam esta proposta de investigação do ponto de vista teórico-metodológico, estão François Dosse, Marieta de Moraes Ferreira, Eric Hobsbawm e Boaventura de Sousa Santos.