CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Projetos de Investigação

No âmbito da sua atividade, e com o objetivo de aumentar o conhecimento em domínios insuficientemente estudados na área das Humanidades e das Ciências Sociais, o CEPESE desenvolve diversos projetos de investigação, uns de âmbito internacional e outros de âmbito nacional, desenvolvendo ainda projetos em parceria com outras instituições, na qualidade de instituição participante. Entre as entidades financiadoras, encontram-se, além da FCT – quer através de financiamento direto, quer através do financiamento plurianual –, outras instituições, públicas e privadas, como a European Science Foundation, Câmaras Municipais, Assembleia da República, Ministérios, Fundações e Empresas.

Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820

Na sequência do Projeto Bragança na Época Contemporânea (1820-2012), desenvolvido pelo CEPESE e que esteve na origem de uma obra em dois volumes lançada em 2013, este projeto de investigação teve como objetivo dar continuidade ao estudo e à publicação da história de Bragança, agora desde as suas origens pré-históricas até 1820, de forma rigorosa e crítica, procurando captar a evolução da cidade no contexto nacional e ibérico.

História da Profissão de Contabilista em Portugal

O objetivo deste Projeto de Investigação, financiado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), consistiu na análise do projeto de profissionalização dos contabilistas enquanto processo que conduziu à instituição de uma profissão detentora de um monopólio profissional, de poderes de autorregulamentação e de reconhecimento social.

Redes Sociais Pessoais de Idosos Portugueses

Sob coordenação de Sónia Guadalupe, este Projeto de Investigação teve por objetivo geral descrever e tipificar (criação de tipologias) as redes sociais pessoais dos idosos portugueses quanto às suas características estruturais, funcionais e de satisfação.

Os Governadores Civis de Bragança (1835-2011)

O presente Projeto de Investigação teve como principal propósito rever, completar e aumentar de forma significativa as biografias dos Governadores Civis do Distrito de Bragança desde a sua criação em 1835 à sua extinção em 2011.

Os Provedores da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1499-2017)

A Santa Casa da Misericórdia do Porto é uma das mais importantes e mais antigas instituições de benemerência do País. Com uma história de mais de cinco séculos, urgia dar a conhecer as figuras que, ao longo dos últimos quinhentos anos, foram responsáveis pela sua administração, a sua «cabeça», como dispunha o primitivo Compromisso.

História da Contabilidade em Portugal

Realizado em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), este Projeto de Investigação teve por objetivo fazer uma análise científica da evolução histórica da Contabilidade em Portugal, desde a fundação de Portugal no século XII ao presente, abrangendo as diferentes dimensões da Contabilidade.

Rotas da Memória

O principal objetivo deste Projeto de Investigação consitiu em criar rotas turísticas no Norte de Portugal com base nos fluxos de emigração portuguesa para o Brasil de 1822 a 1949.

Diário do Governo Digital

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este Projeto de Investigação teve em vista digitalizar, converter em texto e disponibilizar numa plataforma online de acesso livre todas as edições do jornal oficial do Estado português publicadas entre a Revolução Constitucional de 1820 e o fim da Monarquia Constitucional, bem como a análise histórico-documental desta fonte, incluindo estudos comparados com alguns dos principais jornais oficiais estrangeiros.

YOU2_TELL_EU

Tendo como base os relatos das experiências vividas na época que antecedeu a queda do muro de Berlim, os imigrantes vindos da Europa de Leste, de segunda geração, (re)contaram as histórias e memórias dos seus pais e avós, tornando-se cocriadores da memória e atores de mudança.

Governos Civis de Portugal. História, Memória e Cidadania

Este Projeto de Investigação, desenvolvido na sequência da extinção dos Governos Civis de Portugal, visou efetuar o levantamento e inventariação de toda a documentação existente naqueles organismos para posterior depósito em arquivo, digitalização das fontes de conservação permanente e sua disponibilização em formato eletrónico no Portal da Rede Nacional de Arquivos, e realização de um estudo que desse a conhecer a atividade desenvolvida por este órgão de soberania, desde a sua origem até à sua extinção.