CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Considerações sobre os artífices e os artistas portugueses em Minas Gerais

Marcelo Almeida Oliveira
2010
16 páginas

Tratando-se do “mundo português” no Brasil, é necessária cada vez mais a busca de fontes primárias que contribuam para o esclarecimento das múltiplas relações ocorridas no luso mundo. Nesse sentido, alguns arquivos mineiros, como os da cidade de Mariana, funcionam como “cápsulas do tempo”, onde é possível a verificação de fontes documentais que possibilitam o apuro de temas pouco divulgados.

A consulta aos catálogos do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese da referida cidade sugere, por exemplo, as estreitas ligações sociocultural e religiosa estabelecidas entre a Capitania de Minas Gerais e o norte de Portugal, particularmente na segunda metade do século XVIII. Tal consideração encontra-se apoiada no conteúdo dos códices, em que se evidencia a origem de parte da população portuguesa que colonizou o território mineiro. Assim, destacam-se as referências de Braga, Vila Real, Barcelos, Guimarães, Porto, Miranda, Coimbra, além daquelas ligadas à realidade de África e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.

No mencionado universo, situa-se um dos principais construtores de Mariana, José Pereira Arouca, “nascido e batizado na freguezia de São Bartolomeu, da Villa Arouca, do Bispado de Lamego, Comarca do Porto”, segundo Testamento do citado construtor do ano de 1723. Esse é um dos vários exemplos que se deve trabalhar para o entendimento das contribuições e influências ocorridas no período colonial, particularmente no ramo das artes.