CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Encomendas artísticas para a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana de Salvador durante o século XVIII

A Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana instituída em 1679 na cidade de Salvador se estabeleceu primeiramente na igreja de Nossa Senhora do Desterro que servia tanto à freguesia como ao convento de Santa Clara do Desterro, fundado em 1671. Esta situação perdurou até a primeira metade do século XVIII quando, em 1744, a Irmandade do Santíssimo, através do “Termo de Resolução”, decide construir uma nova Matriz.

O risco da nova igreja foi examinado pela Irmandade em sessão realizada em agosto de 1746. O novo templo Paroquial teve o titulo do Santíssimo Sacramento e a proteção de Senhora Sant’Ana, sendo lançada a pedra fundamental em 18 de outubro de 1746.

Durante o primeiro período das obras, 1746 a 1760, destacam-se três encomendas feitas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana a artistas e artífices: a “cantaria lisa”, para molduras, lajeados e portas; o retábulo da Capela Mor para o Santíssimo Sacramento (quando este fosse transladado para o novo templo) e para a imagem de Senhora Sant’Ana; e o risco e execução do frontispício da igreja.

Nas três encomendas referidas estão explícitas as formas de contratação dos serviços que de uma maneira geral abrangem a escolha do profissional responsável e as regras para garantir execução, prazos, e a qualidade dos serviços executados.

No image
14 páginas
01-01-2010
2010
Os autores dos manuscritos submetidos a publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) ao CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do trabalho em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para o CEPESE ceder o conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades, sem fins comerciais. Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas igualmente sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.
Allows users to subscribe to feeds of search results
info:eu-repo/semantics/article
article
info:eu-repo/semantics/openAccess
sim
Categorization
Conteúdo