A família Costa e a Santa Casa da Misericórdia do Porto
- 2011
- 22 páginas
António José da Costa nasceu no Porto, em 1840. Adquiriu a sua formação artística na Academia Portuense de Belas Artes entre 1853 e 1862.A primeira fase da sua carreira é marcada pela sua afirmação como retratista, mas no início do século XX era já considerado como o primeiro pintor de flores do nosso país, dedicando-se ainda ao ensino do Desenho e da Pintura.
Júlio Costa nasceu em 1853. Foi discípulo do seu tio, António José da Costa, tendo frequentado igualmente a Academia Portuense de Belas Artes. O seu trabalho foi muito apreciado no Porto, no início do século XX, devido principalmente à grande correcção no desenho, colorido delicado, composição sóbria e estudo psicológico dos retratados. Tal como o tio, obteve grande êxito como professor de Desenho e Pintura.
Margarida Costa nasceu em 1881. Foi discípula do pai, Júlio Costa, antes de se matricular nas Belas Artes, em 1892. Muito influenciada pelo tio-avô, dedicou-se sobretudo à pintura de flores, tal como as suas duas filhas, Fernanda Costa (1902- 1968) e Clotilde Costa (1904-1973), que praticando assiduamente a miniatura.
A família Costa trabalhou ao longo de mais de meio século para a Santa Casa da Misericórdia do Porto, efectuando número significativo de retratos de benfeitores que hoje a instituição possui.