Das aquisições da Companhia de Jesus às do Magnânimo. As obras de prata barroca italiana nas colecções do Museu de S. Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- 2011
- 20 páginas
Esta comunicação integra-se no âmbito de um projecto de investigação a decorrer, intitulado Ourives e Escultores. A Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal. Acervo, Contexto, Agentes e Processos de Importação, pelo que o mesmo deve ser entendido como um trabalho ainda em curso. Todavia, pode desde já reconhecer-se a existência de novidades relativamente ao que se conhecia acerca do tema por nós eleito, pelo que consideramos pertinente a sua apresentação. Propomos assim abordar seguidamente as obras de ourivesaria barroca italiana pertencentes ao Museu de S. Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo que podem desde já reconhecer-se dois núcleos: o conjunto de relicários pertencentes originalmente ao denominado santuário da igreja de S. Roque, resultante de encomendas e/ou ofertas à Companhia de Jesus; e esse tesouro do settecento romano em Lisboa que é a colecção de ourivesaria da capela de S. João Baptista, resultante de uma encomenda do rei D. João V.
A estes dois núcleos deve juntar-se uma recente descoberta que pela primeira vez é apresentada: um cálice datado de 1727, oriundo da oficina familiar dos Arrighi, uma das mais importantes no contexto do settecento romano, e que até agora era tido como trabalho português.
- Palavras-chave: Prata, barroca, italiana