Misericórdias do distrito de Vila Real. Fontes para a memória colectiva da Região
- 2011
- 10 páginas
Com uma acção decisiva nas comunidades que servem, nomeadamente nos planos económico, social e cultural, as misericórdias encerram uma quantidade inestimável de informação, que urge divulgar.
Através dos arquivos das Misericórdias perpassa a vida económica e social, a fortuna e a pobreza, a saúde, a orfandade, numa palavra, a vida e a morte das comunidades a que se estendia o seu raio de acção, e não só das próprias instituições a que diziam respeito.
Para estudarmos a economia e a sociedade, a mentalidade e a história da arte, os Arquivos das Misericórdias fornecem-nos dados insubstituíveis, abrangendo, alguns deles, um espectro cronológico de cinco séculos.
Acautelar esses arquivos, conservá-los, torná-los acessíveis, é uma tarefa imprescindível e meritória. Guiar os investigadores, organizando os acervos e dotando-os dos necessários instrumentos descritivos, é fornecer um contributo de excepcional relevância aos estudiosos da nossa identidade colectiva.
Tem sido essa a preocupação do Arquivo Distrital de Vila Real, desenvolvendo todos os esforços no sentido da preservação, organização e divulgação dos fundos arquivísticos das suas Misericórdias.
No contexto do distrito de Vila Real, assumem particular relevância os arquivos da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real e da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.
- Palavras-chave: Arquivos, Misericórdias, Vila Real