Psicopatologia da Maternidade e Paternidade
- 2005
- 20 páginas
O artigo que agora publicamos tem como objectivo providenciar ao leitor uma revisão actualizada dos estudos empíricos conduzidos no âmbito da Psicopatologia da Maternidade e Paternidade e assinalar os contributos de Eurico Figueiredo, nesta área específica de conhecimento.
O artigo situa a Maternidade e Paternidade, quer enquanto período de transição, descrevendo as principais mudanças e aquisições desta etapa do desenvolvimento humano, quer enquanto período de risco para problemas psicológicos, atendendo à prevalência de sintomatologia/ perturbação psicopatológica na gravidez e pós-parto, em mulheres e homens. A etiologia e os efeitos adversos das condições psicopatológicas da gestação e puerpério, no bem-estar da mãe, pai e filho, são também assinalados, assim como as formas de intervenção, privilegiando a terapia de massagem, uma outra área de eleição no trabalho de Eurico Figueiredo.
Entre 1988 e 1992, conjuntamente com Amílcar Augusto e Emília Areias, integramos uma equipe de investigação coordenada por Eurico Figueiredo que, com o contributo de Channi Kumar, produziu alguns dos trabalhos no âmbito da Maternidade e Paternidade, aqui também apresentados. E para nós um prazer termos a oportunidade de participar nesta publicação e podermos dar conta do papel de Eurico Figueiredo no desenvolvimento da área da Psicopatologia da Maternidade e Paternidade.