CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

O papel do ensino particular na dinamização cultural de Moncorvo

Adília FernandesConceição Salgado
2009
14 páginas

Na incursão histórica do ensino privado nesta região – do Liberalismo ao final do Estado Novo – temos a preocupação de sublinhar, de um modo sistematizado, os factos e as linhas de força marcantes da sua realização. As lentes analíticas utilizadas permitem-nos apreender, face às mudanças e incertezas provindas das redes político-institucionais que as enredam e que com elas interagem, os contextos de acção em que se desenvolvem as instituições educativas em causa. Entre interpretações antagónicas do princípio da liberdade de ensino e do seu exercício social, cumprem o modelo escolar enunciado pelo Estado, tanto no respeito pelos desígnios da ordem como pela definição de bem comum. Mas, ao mesmo tempo que assumem funções de produção e de reprodução sociocultural, funções de controlo e conformação ao nível dos comportamentos, ideologias, representações e expectativas, projectam-se sob um determinado grau de autonomia. Assim, organizam-se, dentro do pressuposto sociológico mais amplo, como construções sociais em permanente reestruturação, com um impacto significativo numa importante parcela da sociedade que servem.