CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

O Marco Geodésico de Monte Redondo e o Sistema Cartográfico Nacional

CEPESE
2017
70 páginas

As notas que se apresentam sobre o marco geodésico de Monte Redondo visam assinalar o seu contributo para a construção do sistema geodésico nacional que veio a permitir o levantamento cartográfico e a elaboração das primeiras cartas2 geográficas e militares do território português. Na sua essência uma rede geodésica é constituída por um conjunto de pontos, vértices da malha triangular ou rede, identificados pela sua posição relativa e coordenadas geográficas.

A oportunidade deste texto justifica-se pela ocorrência do 220º aniversário do arranque desses trabalhos, em 1796, com vista à definição do “grau do Meridiano entre os paralelos 37º e 45º 15’ de latitude N” (Dias, 2003, 383) e o delinear da triangulação geodésica fundamental.

O desenvolvimento desta rede fez parte das tarefas inerentes à elaboração da Carta Geral do Reino, à Carta Topográfica Militar de Portugal e a partir de 1928 à Carta Militar de Portugal (1: 25000). Após a criação dos Serviços Cartográficos do Exército, em 1932 e a publicação regular do referido mapa, a partir de 1934, ficam criadas as condições para a elaboração de diversas cartas temáticas – carta agrícola e florestal e carta do inventário florestal; carta de solos e carta da capacidade de uso dos solos -, bem como da cartografia digital que hoje utilizamos.