CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

As Pinturas de Forro dos Altares do Transepto da Igreja de São Francisco de Assis de Salvador: uma outra espacialidade

Janaina de Moura Ramalho Araújo Ayres
2012
12 páginas

A Igreja de São Francisco de Assis de Salvador, Bahia, possui um dos conjuntos mais notáveis de decoração interna barroca. Em se tratando dos forros, enquanto na capela-mor o forro abobadado é recoberto por riquíssima talha dourada formando padrões geométricos, na nave o forro é artesoado, suntuosamente decorado com pinturas emolduradas por talha dourada em formatos diversos (octogonais, quadrangulares e estrelas de oito pontas).

Entretanto, nas abóbadas de berço dos altares do transepto, o tratamento compositivo/espacial difere dos demais devido ao suporte ser inteiramente pintado segundo a técnica da perspetiva ilusionista (que amplia os espaços), acentuando certa verticalidade à medida que as linhas de força apontam para um ponto de fuga central, simulando a presença de uma cúpula e conferindo ao suporte bidimensional uma “falsa” terceira dimensão, um engano dos olhos – pelo jogo dos contrastes e da presença dos elementos arquitetónicos.


Palavras-chave: Barroco, Pintura Ilusionista, Forro, Franciscanos, Bahia