Para a reabilitação da Igreja de Santo António e Capela das Onze Mil Virgens do Convento de São Francisco de Alcácer do Sal
- 2013
- 18 páginas
Fundado em 1524 por D. Violante Henriques (Alcáçovas), mãe de D. Pedro de Mascarenhas, o Convento, e a Igreja de Santo António, localiza-se no limite urbano de Alcácer do Sal, na imediações do denominado Rossio Alto. A igreja do convento (c.1528) ergue-se para panteão da família Mascarenhas, na sequência da morte de D. Nuno Mascarenhas, segundo filho da fundadora. D. Pedro de Mascarenhas (1470-1555), com avançada idade e no final da vida, foi nomeado 6.º Vice Rei da Índia, cargo que, por morte, ocupou por breves meses.
O risco da capela das Onze Mil Virgens vincula-se a António Rodrigues (1520-1590), mestre das obras militares e das fortificações reais, durante cerca de 25 anos.
A capela tumular de D. Pedro de Mascarenhas abre-se como um pórtico, ao comprimento da nave da Igreja de Santo António, contígua, impondo-se a esta, rasgando-a impetuosamente a conquistar unidade espacial. Destaca-se da capela a sua conceção modular, com base no quadrado, figura geométrica muito grata a Alberti.
A nossa intervenção, primordial neste monumento, prende-se com a introdução de uma área de receção para acolher os visitantes.
Obras a iniciar pelas coberturas, com a consequente limpeza da cúpula da Capela das Onze Mil Virgens.
- Palavras-chave: Tempo; mecenas; autor; obra; intervenção