População e Sociedade n.º 40
Judite Gonçalves de Freitas (diretora)
- Dezembro 2023
Dossier Temático
As Relações Portugal-Galiza. Perspetivas Regionais de Transformação
Coordenação
Celso Cancela Outeda
Judite Gonçalves de Freitas
Diogo FerreiraNa segunda metade do século XIX e primeira do século XX, o Iberismo Peninsular consagrou a ideia de que há um espaço político compartilhado Portugal-Galiza. Atualmente, a visão transnacional remete para a análise de um espaço multiforme, no qual a região é identificada numa perspetiva supranacional, por conseguinte superando a perspetiva tradicional integradora do Estado-nação. A ideia da existência de uma mesorregião não territorializada que cruza as fonteiras do Estado, da sociedade, da economia e da cultura (Trobest, 2012) oferece um feixe de hipóteses de trabalho de investigação e análise comparativa que permite colocar a par entidades com maior ou menor homogeneidade, sem, contudo, descurar a questão das transferências de vária índole e o dinamismo dos cruzamentos e aproximações que superam as fronteiras estatais.
Deste modo, há uma “cartografia mental” (Kingston, 2010) em especial dos portugueses do Norte do País que mantêm numa ligação bastante próxima com a Galiza, e vice-versa. Aliás, “a irmandade existente entre a Galiza e Portugal é uma ideia popular profundamente enraizada que tem sido utilizada e proclamada por escritores e poetas” (Villares, 2022) e consagrada politicamente pela União Europeia denominando-a de euro-região Galiza-Norte de Portugal, reconhecendo tratar-se de um território que tende a convergir ou, pelo menos, a admitir um olhar mútuo.
Com este dossier temático, constituído por sete artigos, apresentam-se diferentes vertentes da dinâmica transnacional das relações entre Portugal e a Galiza, no passado e no presente, num momento em que é necessário promover uma reflexão conjunta sobre as bases de relacionamento entre estas comunidades (portuguesa e galega) que, pela proximidade das suas caraterísticas políticas, económicas e culturais e contiguidade geográfica, estão em condições de reforçar a cooperação em setores cruciais para um consolidado e recíproco desenvolvimento.
A secção Varia apresenta quatro artigos. Um sobre o direito marítimo a respeitar a bordo dos navios; um sobre o desastre ambiental que levou à formação de uma rede migratória (o caso de Longarone e Urussanga); outro que faz uma análise às políticas de Segurança Alimentar e Nutricional nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; e, por último, um trabalho sobre o jornalismo na Macaronésia insular (Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde) nos sistemas noticiosos ibéricos.