CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

A Different Canon? Education and the Economic System in the work of Rodrigues de Freitas (1840-1896)

Pedro Teixeira
2015
17 páginas

Desde a sua emergência, nos anos cinquenta do século XX, que a teoria do capital humano, e o subsequente desenvolvimento da economia da educação, tem havido um interesse crescente acerca das origens do pensamento económico sobre educação. Na literatura anglo-saxónica existe um consenso acerca do interesse limitado da maioria dos economistas anteriores acerca desse assunto. No entanto, o mesmo parece não se aplicar a outros contextos económicos e culturais. Neste texto analisa-se o pensamento de José Joaquim Rodrigues de Freitas (24.1.1840 – 27.7.1896), um dos mais influentes intelectuais e economistas Portugueses da segunda metade do século XIX, dando particular atenção à sua reflexão das questões educativas no quadro dos seus escritos de economia política, as quais considerava serem da maior importância social e política. O texto discute a originalidade dessas reflexões, nomeadamente através do modo como relaciona os aspetos educativos com a realidade económica.


Palavras-chave: Educação; Portugal; Capital Humano; Economia Política; Rodrigues de Freitas