Evolution of Nursing Education in Portugal — a historical analysis of the Nursing School at the Hospital Geral de Santo António in Porto (1896-1947)
- 2010
- 11 páginas
O estudo pretende analisar a evolução histórica do ensino de enfermagem no Hospital Geral de Santo António, no Porto, desde a criação da escola de enfermagem em 1896, até a normalização curricular do ensino de enfermagem em Portugal, datada de 1947, pelo Decreto-Lei 36.219.
Aplicando uma metodologia qualitativa, a presente análise histórica da documentação original (utilizando os Relatórios da Santa Casa da Misericórdia do Porto os Estatutos e Regulamentos da Escola de Enfermagem) mostrou-nos um contexto de actualização científica das disciplinas à saúde relacionadas e ao conceito de salubridade nos hospitais nacionais. Estabelecemos ainda uma relação entre o desenvolvimento do corpo médico e dos profissionais de saúde de importância menor como factor relevante para cumprir o objectivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados.
Neste contexto, a Escola de Enfermagem foi criada com base na aplicação de curativos, e os conceitos de sepsia e anti-sepsia. Em 1935, o curso é reformulado e, nos seus novos estatutos, as disciplinas teóricas e práticas passarão a deter maior importância.
Finalmente, em 1947, por iniciativa governamental, o currículo de enfermagem é normalizado em todo o território nacional entrando, o ensino de enfermagem, numa nova era da sua existência. Esta Escola de Enfermagem iniciou assim um processo de acreditação profissional e a construção de curricula mais exigente, visando responder às necessidades constantes de uma sociedade em mutação, de que o século XX é um bom exemplo.
- Palavras-chave: Portugal, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, História do Ensino de Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Santa Casa da Misericórdia, Hospital Geral de Santo António.