CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

A pintura do forro da igreja de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro: contribuições para sua análise iconográfica

César Augusto Tovar Silva
2012
18 páginas

No ano de 1732, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro firmou contrato com o pintor português Caetano da Costa Coelho para a realização da pintura do teto na “melhor perspetiva” e dos oito painéis de sua capela-mor. Em 1736, concluídas as obras, o pintor foi novamente contratado, dessa vez para “fazer a pintura do corpo da capela do arco para baixo de melhor perspetiva, diversidade e perfeição, imitando a que vem de dentro da capela-mor”. A empreitada ficaria concluída em 1743.

Considerada a mais antiga pintura de forro em perspetiva ilusionista da América portuguesa, a produção de Caetano da Costa Coelho para a igreja da Penitência do Rio de Janeiro é obra complexa, de grande erudição e de difícil interpretação iconográfica. O presente trabalho pretende refletir sobre os estudos até então realizados sobre a obra, bem como propor novas reflexões para a mesma.


Palavras-chave: Franciscanismo, Barroco, Pintura, Iconografia