CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Para a reabilitação da Igreja de Santo António e Capela das Onze Mil Virgens do Convento de São Francisco de Alcácer do Sal

Luís Marino Ucha
2013
18 páginas

Fundado em 1524 por D. Violante Henriques (Alcáçovas), mãe de D. Pedro de Mascarenhas, o Convento, e a Igreja de Santo António, localiza-se no limite urbano de Alcácer do Sal, na imediações do denominado Rossio Alto. A igreja do convento (c.1528) ergue-se para panteão da família Mascarenhas, na sequência da morte de D. Nuno Mascarenhas, segundo filho da fundadora. D. Pedro de Mascarenhas (1470-1555), com avançada idade e no final da vida, foi nomeado 6.º Vice Rei da Índia, cargo que, por morte, ocupou por breves meses.

O risco da capela das Onze Mil Virgens vincula-se a António Rodrigues (1520-1590), mestre das obras militares e das fortificações reais, durante cerca de 25 anos.

A capela tumular de D. Pedro de Mascarenhas abre-se como um pórtico, ao comprimento da nave da Igreja de Santo António, contígua, impondo-se a esta, rasgando-a impetuosamente a conquistar unidade espacial. Destaca-se da capela a sua conceção modular, com base no quadrado, figura geométrica muito grata a Alberti.

A nossa intervenção, primordial neste monumento, prende-se com a introdução de uma área de receção para acolher os visitantes.

Obras a iniciar pelas coberturas, com a consequente limpeza da cúpula da Capela das Onze Mil Virgens.


Palavras-chave: Tempo; mecenas; autor; obra; intervenção