Around a theme. The female community of the Order of St. James in Portugal: a journey from the late 15th century to the 16th century
- 2008
- 9 páginas
O estudo das religiosas da Ordem de Santiago em Portugal na Idade Média pretende dar a conhecer a observância dos votos, a vida monástica, o perfil da gestão das propriedades, as suas releções com a sociedade civil e a sua adaptação aos novos desafios colocados pela Modernidade.
Estes "donas" seriam, na teoria, familiars dos cavaleiros de Santiago (filhas, mulheres ou viúvas), mas a documentação conhecida aponta casos de infracção deste norma, situação que levou o Mestre de Santiago e de Avis, D. Jorge, a tentar regulamentar a situação, embora sem êxito.
Durante o período em estudo, estas religiosas viviam no Mosteiro de Santos, independentemente de terem conhecido outros espaços durante a Idade Média e o governo do Mosteiro esteve entregue a membros da família do Mestre D. Jorge. Pretendemos, pois, apresentar algumas ideias em torno da caracterização da vivência desta comunidade, afinal chamando a atenção para a precocidade da instalação da Ordem de Santiago em Portugal desde o século XII.
- Palavras-chave: Ordens religioso-militares, Ordem de Santiago, Comunidades religiosas femininas