A encomenda a entalhadores portugueses nas missões franciscanas do Paraguai no século XVIII
- 2010
- 22 páginas
Durante toda a época colonial, muitos foram os artistas de origem portuguesa que se fixaram no Rio da Prata, território pertencente à Coroa espanhola. Entre os escultores portugueses mais activos na região, salienta-se José de Sousa Cavadas, natural de Matosinhos, que chegou a Buenos Aires em 1748, vindo do Brasil. Foi o autor de vários retábulos, destinados a templos bonaerenses e à igreja paroquial de Luján, todos lamentavelmente desaparecidos. A sua obra maior é sem dúvida o conjunto de talha do templo paraguaio de S. Boaventura de Yaguarón, que constituiu a matriz em que se inspiraram outras obras de talha conservadas em igrejas paraguaias.
No caso de Yaguarón, temos em plena selva, numa zona periférica, a presença de um importante conjunto de talha barroca joanina, com alguns elementos de transição que indiciam um aggiornamento baseado na estética rocaille, então a despontar em Portugal. A obra de Sousa Cavadas é reveladora de uma situação de compromisso, de negociação e de acomodação à realidade local, detectável nas “impurezas” e na “contaminação” a que esteve sujeita a estética barroca, quando transportada e aclimatada em terras americanas.
O conjunto de Yaguarón, que constitui verdadeiramente um programa decorativo global, incluindo todo o mobiliário litúrgico, imaginária e pintura, foi como que replicado no templo da Virgem da Candelária de Capiatá, embora com algumas diferenças, que se devem à influência jesuítica que aí se fazia sentir e à colaboração de mão-de-obra indígena, como aliás sucedeu também inevitavelmente na igreja de S. Boaventura. Sousa Cavadas terá certamente formado artistas locais, que se tornaram os protagonistas de um fenómeno de reprodução dos modelos lusitanos. Com efeito, a obra de Yaguarón teve um impacte muito significativo na área dos povoados de índios paraguaios, visível em várias interpretações locais que revelam combinações, justaposições e amálgamas assaz curiosas.