População e Prospectiva
Integração da Imigração Paquistanesa em Portugal
A preocupação de fundo desta investigação é entender a atracção crescente que Portugal tem vindo a exercer sobre diversas nacionalidades, posicionado geograficamente no sul da Europa e beneficiando de abertura económica e política nas últimas décadas.
Portugal e Espanha. Mudança Social E Produção de Bem Estar
Neste WP discutiremos os desafios gerados pela mudança social e demográfica ocorrida nas últimas décadas na Península Ibérica.
Mobilidade do Fisioterapeuta na União Europeia. O Caso Português
A migração de pessoas qualificadas é actualmente um assunto em debate na UE. Neste contexto consideramos o tema deste artigo relevante para a profissão e os profissionais visados, bem como para as políticas de saúde do país e da Comunidade.
Breve história do ensino da Ecologia Humana na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Na sequência de um processo de maturação cujo início remonta ao início do século passado e perdura praticamente até aos anos setenta, a Ecologia Humana vai adquirindo contornos mais precisos. Por Francisco Carvalho.
Globalização do envelhecimento – O caso português
A globalização do envelhecimento constitui uma questão fulcral nos debates da sociedade contemporânea, não só a nível europeu, como a nível mundial. Os contornos que este fenómeno assume no caso particular português são analisados neste trabalho recorrendo-se a indicadores demográficos (taxa bruta de mortalidade, taxa bruta de natalidade e índice sintético de fecundidade) e procedendo-se, posteriormente, às suas projecções para o ano de 2060.
As Regionalidades Demográficas do Portugal Contemporâneo
Em Portugal, os últimos 15 anos foram marcados por alguma moderação do crescimento demográfico, devido ao declínio sustentado da fecundidade e alterações no sentido dos fenómenos migratórios. Por Maria João Guardado Moreira e Teresa Ferreira Rodrigues
Portugal nos séculos XVI e XVII. Vicissitudes da dinâmica demográfica
Entre finais do século XV e meados do século XVIII a população portuguesa não chegou a duplicar. O aumento demográfico do Portugal moderno pautou-se por ritmos moderados em ciclos de média e curta duração. Por Teresa Rodrigues
Educação Ambiental e Cidadania. Contributo para uma reflexão consciente
O estudo que se apresenta incide sobre a importância da educação ambiental e de valores caracterizadores da cidadania. As más práticas da população interferem de forma negativa no ambiente. Por essa razão a educação ambiental é urgente e ao mesmo tempo traduz-se numa esperança para a recuperação da natureza.
Imigrantes Ilegais Utentes dos Serviços de Saúde. Choque Identitário
A actualidade é modelada por um processo de aceleração da mobilidade de pessoas, decorrente do processo de globalização e da consequente produção de expectativas de incremento da qualidade de vida em países de acolhimento atractivos. Não obstante estas expectativas, dependendo da conjuntura social, económica e política do Estado de acolhimento, poderão se apresentar como concretizáveis ou, pelo contrário poderão ser geradoras de insatisfação, desde logo por via de um eventual processo de legalização dificultado por mecanismos vários.
O Arriscado Discurso do Risco Ambiental na Europa
As pessoas procuram certezas, mas o futuro é incerto e causa-lhes ansiedade. O conceito de risco permite lidar racionalmente com perigos futuros e desconhecidos, mas construi-los no presente cria uma ilusão de certeza e ansiedade.
A Ecologia Humana no quadro do Ensino Universitário Português. A Licenciatura em CPRI da Universidade Nova de Lisboa Working Paper nº10
O presente Working Paper reflecte a experiência adquirida ao longo de quinze anos de docência da Unidade Curricular de Ecologia Humana na Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. O texto inclui algumas reflexões sobre os conceitos de Ecologia e Ecologia Humana e enfatiza as alterações verificadas no âmbito do Processo de Bolonha, estabelecendo a comparabilidade desta Unidade Curricular a nível nacional e europeu.
A Relação Família/Escola, duas realidades. Uma visão de Ecologia Humana
Numa época de globalização e conhecimento, de tempos conturbados em termos sociais, em virtude da conjuntura económica, implicando directa ou indirectamente mudanças ao nível das famílias, torna-se importante conhecer as repercussões de todas estas transformações na escola.
Envelhecimento Demográfico e Saúde. Desafio para a Segurança Sanitária em Portugal.
Num contexto global de surgimento de movimentos radicais concretizados em ataques terroristas e em ameaças latentes de utilização de agentes NRBQ, optámos por investigar a relação existente entre envelhecimento populacional e a segurança sanitária nacional.
Pais e Filhos, Avós e Netos: Notas sobre Envelhecimento Positivo e Qualidade de Vida em Cidades de Média Dimensão
O prolongamento da esperança média de vida aliado a uma melhoria generalizada da qualidade de vida de que a terceira idade beneficia, faz hoje dos idosos novos e inolvidáveis protagonistas da família contemporânea.
O Golfo da Guiné e a Segurança Energética da China
Após contextualizar a emergência de uma política perolífera na China, o presente artigo analisa a projeção desta política no golfo da Guiné (sobretudo, em Angola e na Nigéria), tendo como centro o uso de instrumentos das áreas diplomática e financeira, e como veículos operacionais, as NOCs, concluindo com a apresentação de um balanço empírico e parcial dos resultados alcançados.
Enquadramento legislativo da relação família/escola ao longo dos 100 anos da República Portuguesa
A proposta deste paper tem como título: “Enquadramento legislativo da relação família/escola ao longo dos 100 anos da República Portuguesa”. Para tal, propomo-nos fazer uma pesquisa legislativa e bibliográfica sobre o tema em discussão.
O Conceito de Segurança Energética
O presente artigo procura contextualizar a evolução do conceito de segurança energética ao longo das últimas quatro décadas, salientando os impactos decorrentes de macro-rupturas (queda do muro de Berlim, globalização e emergência dos BRICs), e de alterações registadas em factores específicos (afirmação dos mercados e de novos riscos e ameaças, como a sustentabilidade ambiental e o terrorismo transnacional), que se repercutiram nos vectores de reflexão estratégica que enquadram aquela matéria (teoria da segurança, economia política internacional e geopolítica).