CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Requalificação e preservação do património arquitectónico: factor de identidade, em prol do desenvolvimento

José Amado Mendes
2005
12 páginas

As questões relacionadas com o património — no sentido de património cultural, como aqui será usado — continuam a merecer reflexão e estudo, por vários motivos. Em primeiro lugar, pela abrangência que o conceito tem vindo a adquirir, a qual aconselha que, em vez de património, se fale de patrimónios (artístico, literário, arqueológico, histórico, gastronómico, folclórico, industrial, científico, tecnológico, etc.). Em segundo, pelas estreitas relações daquele com aspectos que dizem muito a todos nós, desde as raízes à identidade, da memória à história, da cultura à tradição. Finalmente, pelo valor do próprio património, o qual não se restringe ao cultural e à evocação histórica, podendo tornar-se inclusive instrumental, como factor de desenvolvimento, ao serviço do homem e da sociedade.

Segundo esta perspectiva, o património não constituirá um encargo, a suportar penosamente, mas sim um recurso que, por isso mesmo, deve merecer redobrada atenção.

Como exemplos podem apontar-se os museus, lugares privilegiados de salvaguarda, estudo e divulgação do património, os diversos tipos dos chamados “lugares de memória” e o turismo cultural, alicerçado no dito património.