A decoração em grotteschi na obra de Rafael, como referência para o ensino artístico na Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro
- 2011
- 16 páginas
Este trabalho estuda as gravuras sobre a decoração do Palácio do Vaticano, realizadas por Rafael no início do século XVI. Analisa o papel das academias, a importância da arte ornamental no século XVI e, posteriormente, a partir do advento do Neoclassicismo e do Romantismo. Considera que a decoração em grotteschi pode ser entendida como um fenômeno de longa duração. Criada no século XVI, empregada largamente em meados do século XVIII, avança pelo século XIX de forma mais calma e ajustada ao estilo Neoclássico, e é plenamente empregada pelo Romantismo, que o elegeu como um instrumento legítimo, entendendo que a arte deve representar tanto a clareza quanto a complexidade, tanto a beleza em sua plenitude, ou o seu oposto, a deformação ou mesmo a feiúra. Refere-se à coleção de trinta e duas gravuras pertencentes ao acervo do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes/UFRJ, sobre a obra de Rafael e seus auxiliares, referencial para os ideais acadêmicos que se desenvolveram no século XIX.
- Palavras-chave: ornamentação; classicismo; grotesco; gravura; Rafael